segunda-feira, 26 de abril de 2010

100 ANOS DA INAUGURAÇÃO DO GRANDE ARMAZEM DO CHIADO EM COIMBRA




O Edifício do Chiado, é um dos mais interessantes edifícios da baixa de Coimbra, tendo sido considerado, Imóvel de Interesse Público em 1978. Impõe-se pela sua arquitectura em ferro.

Foi adquirido pela Câmara Municipal de Coimbra em 1980.

No Centenário do Grande Armazém do Chiado em Coimbra, no dia 24 de Abril de 2010, foi recriado o ambiente da época com diversos elementos vestidos com os trajes do início do Sec. XX, charrettes, carros antigos, saltimbancos… e também a teatralização de algumas escaramuças entre monárquicos e republicanos que haveriam de tomar o poder.

A exposição comemorativa, inaugurada no Edifício do Chiado, procura recriar os produtos da época da inauguração dos Grandes Armazéns do Chiado com uma mostra de vestuário e tecidos, acessórios de moda, luvas e chapéus, brinquedos, louças e mobiliário, comercializados nos Armazéns do Chiado.

Da recriação da inauguração do Chiado que se comemora ficou a frase «As nossas 18 agências espalhadas pelo país permitem fazer chegar às mais remotas localidades produtos do máximo requinte e qualidade, pelos mesmos preços e regalias de Lisboa ou do Porto, longe de qualquer charlatanismo comercial».

Mas melhor do que as palavras, as imagens, que podem transmitir um pouco do muito que foi a Comemoração dos 100 Anos da Inauguração dos Grandes Armazéns do Chiado em Coimbra e da sua recriação.


3 comentários:

  1. Não há dúvida de que o ambiente estava muito invulgar e as pessoas aderiram com grande à-vontade. Foi bastante agradável de se ver. Algumas das fotografias aparecem aqui pouco nítidas, mas não deixam de estar engraçadas. As últimas até fazem lembrar pinturas...
    Parabéns pelo blog. Em estando com mais disponibilidade hei-de fazer algumas incursões. Isabel Rita

    ResponderEliminar
  2. Como não vi estas comemorações, esta série
    de fotografias ilustra quanto deve ter sido
    interessante!
    Gostei.
    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Também tenho pena de não ter podido ir. Davam umas boas fotos! Fica p'ró ano!...

    ResponderEliminar