segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Deslocação a Santo Tirso - Treino de Preparação para a Jornada GRECO-KAMUK -

Nem lá chegámos!
Ficámos a uns 10 Kms de Santo Tirso, na casa do Henrique e da Ana, a seu convite e dos seus e nossos amigos Eurico e São Pereira. Estes dois últimos, que jogaram por nós e a quem envolvemos no agradecimento que dirigimos aos anfitriões...

Éramos uns 20, num autocarro com lotação para mais de 60! Sim, porque não se tratava de um qualquer ignaro grupo de excursionistas.
Jamais nos sujeitaríamos a viajar enlatados num minibus quando o nosso estatuto impunha espaço e largueza.
O nosso estatuto e também os abdómens proeminentes e avantajados de muitos dos viajantes, assim o exigiam.
Com o encontro do GRECO à vista para 30 de Janeiro de 2010, este foi o preâmbulo, uma espécie de treino, para esse evento. Porque não se deve ir a jogo sem treinar as tácticas.
O desafio amigável foi realizado num esplendoroso estádio, com uma equipa recheada de estrelas, a começar pelos donos da casa e a acabar em excelentes jovens jogadores oriundos das escolas de formação de Santo Tirso, passando por um verdadeiro artista da concertina de Viana do Castelo, cuja experiência e excelente preparação física disfarçavam a sua idade.
Os visitados iniciaram as hostilidades com uma envolvente jogada de antecipação, dançando um vira do Minho em que pontificou, irrepreensível, a ponta de lança Ana.
Os forasteiros, apanhados desprevenidos, limitaram-se a encostar-se o mais possível à sua baliza, mas, a pouco e pouco, começaram a reagir.
Perante o espanto e a incredulidade dos donos da casa, desencadearam um inaudito e desenfreado ataque a tudo quanto eram rissóis, pasteis de bacalhau, feijoada, vinho tinto e doçaria variada.
A equipa de Santo Tirso aguentou a fúria forasteira como pôde, segura de que os seus trunfos ainda não tinham sido todos esgotados.
O treinador dos visitantes, Fernando Rafael, sem que nada o fizesse prever, jogou então a sua arma secreta, tentando assim aniquilar os adversários. Convocou a turma de Pais Natal que entoou uma melodia inesquecível, sob a direcção do maestro Jorge Carvalho, acompanhada por diversos músicos onde pontificava o solista Alfredo Moreirinhas, contratado especialmente no estrangeiro ( Quiaios ) para reforçar o plantel.

Enfim, reconheça-se que a equipa de Santo Tirso, dominou a fase final do jogo com fados de Coimbra, danças minhotas, truques de ilusionismo, momentos de magia, declamação de poesia e solos de violino e de cavaquinho.
Não sem que a medium Celeste Maria, por parte dos visitantes, diga-se em abono da verdade, lhes tenha ripostado com segurança e maestria teatral.
O extremo Henrique, pelo lado dos visitados, em estreia, cantou uma balada de que já tinha feito a ante-estreia em Coimbra tempos antes. Que a mim, pessoalmente, me voltou a comover, pela técnica de execução e, sobretudo, pela profundidade do seu significado.

Desta vez, acompanhado por um excelente grupo de violas e guitarras de Coimbra.

Apesar disso, o desafio ficou empatado. Faltou-nos, talvez, a estrela da nossa equipa, o Tó Ferrão...
Resultado justo, num jogo amigável em que fizemos uma bela exibição, e que nos augura uma vitória retumbante em 30 de Janeiro de 2010.
O manager Abilio Soares, já encetou negociações para a contratação de alguns reforços para essa jornada, na própria equipa de Santo Tirso...

Rui Felício

12 comentários:

  1. A táctica era tudo a molho e fé em Deus. Um empata fora é sempre bom, como dizem os intelectuais do pontapé na bola. O Ferrão é um profissionalão que anda a fazer ronha e não compareceu. Diz que tem dor ciática o grande "pardalão"...
    Como se agente acreditasse...

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com este relato do grande
    Felício(não só em altura!) e que também comenta de forma exímia como se "jogou" no "relvado" do
    lindo "estádio" ANA-HENRIQUE!

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Tenho que calçar rapidamente as chuteiras e o equipamento para poder jogar as partidas que se avizinham. Não quero ficar fora do campeonato nem quero perder o treino que já adquiri.
    Só espero que o nascimento de mais uma neta não me ponha em posição off-side. Teria imensa pena....

    ResponderEliminar
  4. Pois é, com papas e bolos se enganam os tolos !
    O que o RUI FELÍCIO relata é verdade mas é apenas uma parte da verdade. Por outras palavras, meia verdade é meia mentira.
    Senão, vejamos:
    A "nossa" equipa teve de ultrapassar enormes problemas:
    1º. - Um dos nossos craques fez uma grande birra, recusou-se a fazer a viagem com a equipa, criando um péssimo ambiente no balneário. Felizmente, o bom senso prevaleceu e, a meia do percurso. foi "agarrado" e metido nos eixos.
    Diga-se, em abono da verdade, que fez uma mas mais extraordinárias exibições da sua já longa carreira. Digamos que se redimiu da birra.
    2º.- Outro dos nossos craques inventou uma rotura muscular, motivada pelo excesso de competição. Com a conivência do departamento médico, justificou a sua ausência, mas a ninguém convenceu. Fica registado, para memória futura, que se baldou e o resto é conversa.

    E foi assim, desfalcados, que entramos em campo para defrontar adversário de peso...

    Ao entrar em campo ficamos siderados. O estádio do adversário é dos mais bonitos da Europa, o relvado dos mais bem tratados do mundo. O público local, adepto ferrenho, aplaudia a nossa equipa. Nunca tal se tinha visto !

    Iniciada a disputa, após alguns exercícios de aquecimento ( onde entraram óptimos bolos da bacalhau, feijoada/tripalhada e etc, etc, ) todos marcaram golos. Uns de tinto, outros de branco, os golos lá foram aparecendo. E foi uma grande goleada!

    O nosso treinador, percebendo a superioridade dos argumentos do adversário, utilizou uma táctica que tem a ver com aquele velho principio de que a "melhor defesa é o ataque". Cumprimos com toda a determinação a orientação do mister e conseguimos, durante cerca de dez minutos, dominar a contenda. Utilizamos todas as nossas armas de ataque, demos o "coiro" ao manifesto e colocamos a táctica pré-natal em campo. O adversário ficou surpreendido, mas...
    Mas "eles", recompostos do susto, voltaram à carga. Apresentaram reforços valiosos e encheram o estádio com as mais bonitas jogadas que se possam imaginar. Não contentes com isso, foram buscar os júniores, os infantis e os iniciados.
    Aqui é que foi a nossa derrota total!

    Mas, querem saber?, cá para mim o jogo acabou empatado!

    Que o nosso manager consiga contratar reforços, acho bem. Que os vá procurar na equipa de Santo Tirso, acho melhor ainda.

    E, já agora, deixei-me dar mais uma brilhante ideia: para reforçar o nosso plantel, que tal um assalto a Viana do Castelo ?

    Nota final:
    Meus Amigos,
    Para quem não viveu esta jornada de amizade e são convívio, nada do que acabei de escrever faz sentido.
    Para quem a viveu, apenas um apontamento: ANA/HENRIQUE - Parabéns ! É impossível receber melhor os amigos !

    Acho que, pela primeira vez, estou de acordo com o relator acima referenciado. E, assim sendo, tenho de dar a mão à palmatória. Ele falou verdade. Eu, com o meu eterno espírito de contradição, bem o quis contradizer mas não consegui.
    Ficamos assim. Para discussão futura ...

    Carlos Viana

    ResponderEliminar
  5. Vá lá, vá lá...Estava à espera que o Carlos Viana mais uma vez denegrisse a minha imagem com mentiras e calúnias. E já vinha de faca afiada para lhe responder à letra, mas afinal desta vez segurou-se e tenho que lhe dar os parabéns pelas achegas que colmataram algumas falhas do meu relato.
    Quanto à Isabel Parreiral, quero-lhe dizer que não receie ficar off-side porque estamos a fazer uma colecta para comprar o árbitro que fechará os olhos a essa e outras irregularidades.
    A neta ( mais uma ) que há-de vir será até um incentivo para uma excelente exibição da avó, igual a outras a que já nos habituou...

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida alguma, que um dia tão fantástico, teria que ser comentado de uma forma invulgar e...FANTÁSTICA !!
    não podia ter sido melhor...adorei.
    Venham mais dias como este, que de uma forma salutar, nos ajudam a ultrapassar os momentos mais difíceis da vida.
    Olga

    ResponderEliminar
  7. Eis os treinadores de bancada!
    Os comentaristas de serviço!
    Relatores que só sabem falar para o público entendido na bola!
    Estranho!
    Como estão de acordo quanto ao resultado do "derby"(será que se chama assim)!!!

    Apenas sei aplaudir,faço parte da claque...

    ResponderEliminar
  8. Mais palavras para quê!
    As actas já estão todas assinadas,pois está tudo exagerado exactamente como se passou!
    Agora só aditamentos!
    E assim sendo adito:o Felício já tirou do pensamento a imagem das Renas com as pernas abertas?
    Será que não seria melhor cumprir a setença do provedor, quando lhe apresentou a queixa por não receber as prendas por morar no cú de Judas?
    Não sabe onde se compram os sininhos?
    Não acha também que deve mandar alargar a chaminé, para o Pai Natal poder descer à vontade sem ter que ficar com "ela"(a saca) entalada?
    Ñão sabe que não deve fazer ameaças ao Pai Natal, chamando-lhe Mariola, só porque não lhe dá prendas e zumba diz que o manda de Padiola!?
    Minha Nossa ao que chegámos!!!
    Ainda não é NATAL.Mas não falta muito!
    Toquem os sininhos!
    Toquem as trombetas! n
    Não tem cavaquinhos?
    Toquem numas cornetas!
    AMEN!

    ResponderEliminar
  9. O Rafael a pouco e pouco vai destapando a comovente letra do inesquecivel coro dos Pais Natal. Nós que como eu a sabemos, não resistimos ao riso que esta versão adocicada e bem engendrada do Rafael nos traz.
    Quem desconhece a letra orginal deve achar que ele, eu e nós todos estamos passados não dizendo coisa com coisa...

    ResponderEliminar
  10. E viva a vossa eterna boa disposição!E as rimas do Rafael...

    ResponderEliminar
  11. Vocês não sabem, mas eu sou completamente dspistada para ler documentos, porque só os leio pela metade. Só que, tanto no Cavalo Selvagem, como aqui, eu leio tudo, logo desde o início e, claro, só quando chego ao fim é que sei quem escreve o poste.
    Ainda mal tinha tinha entrado no 5º parágrafo, e o nome do Rui Felício já tinha surgido na minha mente. E, claro, tal como se veio a confirmar quando cheguei à última linha.
    Já tinha saudades destes relatos do Rui.
    Um beijinho para todos
    Romicas

    ResponderEliminar
  12. Foi um assunto muito bem tratádo.
    Tudo pessoal altamente qualificado nestes eventos,(muitas horas de TREINO).
    A Ana e o Henrique são 5 Estrelas.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar