terça-feira, 10 de novembro de 2009

Reflexão

É uma honra ser o primeiro a aplaudir, a iniciativa do Abilio Soares, complementada pelo Afonso e pela Lena Parreiral, qualquer deles figuras marcantes do GRECO dos velhos tempos.
Saúdo igualmente o Tó Ferrão que igualmente integra esta equipa, em nome do KAMUK, clube sucessor do GRECO que já não cheguei a conhecer por, nessa data, me ter ausentado definitivamente de Coimbra.
Porque fiz parte do grupo de fundadores do GRECO, perdoem-me a vaidade de o referir como tendo sido, sob a liderança do Abilio Soares, uma pedrada no charco, um abanão na monotonia das rapaziadas que então se resumiam a uma boémia inconsequente, afastado que estava, por força dos principios familiares da época, o são convivio entre raparigas e rapazes. O GRECO, formado por jovens que mutuamente se respeitavam, abriu as portas a esse convivio, com realização de bailes, excursões, festas de aniversário, intercâmbio com outros clubes congéneres da cidade, tendo proporcionado os primeiros namoricos, que, nalguns casos, mais tarde, redundaram em casamentos que ainda hoje perduram. Embora menos frequentes, algumas iniciativas de cariz cultural abarcavam a vertente séria dos jovens que éramos. Lembro-me de um memorável concerto de guitarra dado pelo Rui Pato nas instalações da Pedro Alvares Cabral.
A natural resistência inicial dos mais velhos, como sempre acontece quando há mudanças, foi dando lugar a uma cuidadosa aceitação, primeiro, e mesmo ao aplauso, depois, consagrando uma geração de jovens que souberam aliar à irreverência juvenil, o respeito e a educaçãoque nutriam uns pelos outros.
Com a saída de muitos dos seus elementos por razão de estudos noutras Universidades, por razão do malfadado serviço militar, ou simplesmente por razões familiares ou profissionais, o GRECO teve um fim natural. Mas a ideia não se perdeu.
A semente germinou e o KAMUK deu-lhe continuidade.
Rui Felício

5 comentários:

  1. Eu nunca fui Grequista ou Kamukista, embora me sinta dentro do espírito que presidiu à criação destas associações e, mais ainda, à ideia de promover esta jornada; contem comigo!

    ResponderEliminar
  2. Eu também lá estarei.
    Guida Antunes (Vieira)

    ResponderEliminar
  3. Que bom tornar a reviver os velhos tempos do KamuK,eu do Kamuk e o Fernando do Greco nunca houve rivalidades,era como os manos Abilio e Zé Eduardo,eramos os putos para eles.
    Parabens Abilio, Lena, Tó Ferrrão pela iniciativa.
    Abraços Carlos

    ResponderEliminar
  4. O Afonso é um dos pioneiros do GRECO e dos mais entusiastas, tanto no arranque, como agora que da a sua colaboração para este encontro.

    ResponderEliminar