terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Na Serra Com Frio




Estamos em época de frio e a comunicação social entra em efervescência para anunciar que as temperaturas vão baixar. Anunciam que Portugal está em alerta amarelo devido á previsão de temperaturas mínimas baixas. Dantes não havia alertas prévios.


No tempo do GRECO lembro-me bem dos lagos da Sereia estarem sistematicamente com uma capa de gelo, pela manhã, que até suportava o nosso peso, o que por vezes não acontecia, e lá dava origem a uma queda na água gelada como a mim próprio numa das vezes me aconteceu.

Os passeios do GRECO, na 2ª feira de Carnaval à Serra da Estrela, nunca deixaram de se fazer apesar de sempre encontrarmos neve com fartura e muito frio. Naquele tempo nenhum de nós se queixava do frio e sempre dava para aproximar mais os corpos que já tão próximos tinham estado nos bailes dos dias anteriores.

As fotos são de 1965/6 e agora adivinhem quem lá está.

Abílio

6 comentários:

  1. Para além das excursões à Serra da Estrela de que, com o GRECO, me habituei a gostar tanto, sublinho aqui a referência que o Abilio faz acerca dos actuais e já famigerados "alertas" com que a Protecção Civil amiúde nos brinda.
    De facto, ele há para todos os gostos: amarelos, laranjas, vermelhos...
    Já tenho comentado muitas vezes que, a vulgarização destes alertas, tem como consequência que já ninguém lhes ligue nenhuma.
    Parece-me que a Protecção Civil, ao fazê-los, tem como maior preocupação livrar-se a si própria de responsabilidades em caso de alguma inesperada catástrofe.
    Depois, se tal acontecer, sempre dirão: Nós bem avisámos!

    Recordo aquilo que o Abílio diz. Na verdade, quantas e quantas vezes passeei em cima dos lagos gelados do Jardim da Sereia ( também, eu era levezinho. Se fosse hoje... ).

    E lembro bem os fios de água que solidificavam, gelados, nas fontes e cascatas do Penedo da Saudade..

    Que saudade!

    ResponderEliminar
  2. A malta ainda congela e ficamos sem saber
    quem é quem...
    Por onde andam os "grequistas"?

    ResponderEliminar
  3. Abílio,

    Cá está aquilo que eu disse, a propósito da primeira foto postada pela Lena. Eu falava em 1966 e tu disseste que era de 1962.
    Afinal eu estava certa.
    Eu tinha a ideia que esta ida à Serra tinha sido em Março de 1966.
    Lembro-me que foi uma das últimas iniciativas do Greco em que participei.

    ResponderEliminar
  4. Isabel,
    O último passeio feito pelo GRECO à Serra da Estrela foi em 1966.
    E tenho a certeza que foi em 1966 porque em 28/05/66 eu e o Vitor Costa fomos entregar as chaves do GRECO podendo considerar-se esta data como o encerramento definitivo do GRECO.
    Esta foto bem como a outra deve ser de 1965. Tenho outras que estão datadas de 1966 em que estou com blusão e não com camisola de qualquer forma será 65 ou 66.
    Abílio

    ResponderEliminar
  5. BOM NATAL e BOM ANO!

    Não só para os fotografados mas também para
    todos os GRECOS e KAMUCOS!

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. 65/66 altura do meu regresso a Coimbra, dos meus 4 anos na Amadora, quando vim a saber do Greco e desejei entrar um mais "velho", não me lembro quem, me disse que não por ser muito "nervoso"!!!.., fiquei sempre á margem e por isso me dediquei a "pescar" na zona de Celas mas para mal de mim!!..., só tive de bom os meus 2 filhos mais velhos..., quando o meu coração descobriu alguém que morava nas casas da Caixa de Providência mas o pai não queria. Nesta época fiz por fim o 5º ano e com Portugal a dar um show no Mundial/66 em Inglaterra, foi um óptimo fim de ano escolar e desportivo com um descansar de 3 meses na Praia da Tocha e estava com um bronze!!!

    ResponderEliminar